Itambé

100% brasileira

Buscar no site:

 

TAMANHO DO TEXTO:
notícias

7º Repasse de Tourinhos Granja Itambé

 

 

 

No dia 20 de maio, cerca de 150 pessoas compareceram à Granja da Itambé em Sete Lagoas (MG) para participar do 7º Repasse de Tourinhos da Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (CCPR/Itambé), que nesta edição contou com uma feira de negócios com oito empresas parceiras. Comprador de um dos touros mais disputados, Indelésio Garcia Chaves, associado da Cooperativa dos Produtores de Leite Granelizado da Região de Pará de Minas (COOPERGRANEL), destacou a excelência genética dos animais oferecidos como um dos fatores que o levou à compra de um reprodutor da raça Holandês.


Orgulhoso por ter vencido a disputa contra outros 15 interessados, Chaves enumera as qualidades do animal que adquiriu. "Esse tourinho reúne todas as qualidades por mim desejadas. É um reprodutor de boa procedência, sua mãe produziu 13 mil Kg de leite em uma lactação (período de 305 dias) e tenho certeza de que ele fará um bom trabalho de cobertura na época das águas, período em que eu solto os touros com as vacas no pasto". O produtor, que já participou e adquiriu tourinhos em outros repasses, também elogiou as facilidades de pagamento oferecidas, com parcelamento em até 24 meses descontados na folha do leite. "Acho esse tipo de iniciativa da Itambé muito interessante, principalmente para os produtores que não têm condições de pagar à vista.Dessa forma, fica mais fácil melhorar a qualidade genética do gado", diz.


Em sua primeira participação no Repasse da Granja Itambé, o associado da Cooperativa Regional de Produtores Rurais de Sete Lagoas (COOPERSETE) Ronaldo Perez Nogueira também adquiriu um reprodutor Holandês que será utilizado para a cobertura de 40 vacas. "Na fazenda, fazemos monta natural e esse tourinho vai ter que trabalhar bastante", diz em meio a risos. "Tiro leite há 50 anos e estou muito animado com a compra", completa. 


Segundo o diretor comercial da Cooperativa dos Produtores Rurais do Centro Nordeste Mineiro (COOPERCENTRO), Haroldo da Costa Santos, de todas as edições do repasse esta foi a que teve o melhor rebanho de reprodutores. "A qualidade dos touros oferecidos evoluiu bastante, todos eles estão muito padronizados", destaca. A Cooperativa, localizada em Guanhães (MG), comprou os seis tourinhos a que tinha direito pela cota estabelecida de acordo com o volume de leite fornecido à CCPR/Itambé de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2010. 


Para Alberto Adhemar do Valle Júnior, presidente da Cooperativa Agropecuária de Araxá (CAPAL), além do alto padrão dos animais disponibilizados aos cooperados, a realização deste tipo de evento promove a interação entre os produtores, presidentes das cooperativas singulares e a Diretoria da CCPR/Itambé. "Esse é um excelente canal de comunicação com o cooperado que, por uma série de fatores, muitas vezes não tem a oportunidade de trocar experiências com os colegas de outras regiões ou falar diretamente com a Diretoria da Central", contextualiza.


Mas, de todos os participantes desta edição, certamente o que saiu com o maior sorriso no rosto foi o presidente da Cooperativa Agropecuária de Unaí (CAPUL), Jesus Pedro Machado. Detentor da maior cota de cooperativas, além dos 14 animais a que tinha direito, comprou em nome dos cooperados mais seis na repescagem e ainda foi o ganhador do tourinho sorteado. "Este reprodutor vai seguir para a cooperativa para novo sorteio entre os nossos compradores. A Diretoria da Itambé está de parabéns pelo repasse, todos os animais oferecidos são de ótima qualidade, os melhores que já encontrei em todas as edições", elogia. O tourinho sorteado foi entregue ao presidente da CAPUL pelo vice-presidente comercial da CCPR/Itambé, Carlos Amorim. Na avaliação do médico veterinário e coordenador do evento, Alexandre Cota Lara, as expectativas foram superadas. "O 7º Repasse foi um sucesso, a movimentação dos animais foi muito boa, o arremate foi amplo e conseguimos repassar 96 dos 108 tourinhos oferecidos".

 

"No dia do evento, conseguimos sentir que esse trabalho desenvolvido pela Vice-Presidência de Abastecimento da CCPR/Itambé está no caminho certo porque há uma grande demanda de produtores interessados em promover o melhoramento de seus rebanhos por meio de tourinhos de alta qualidade", diz o vice-presidente da pasta, Colifeu Andrade. Ele adianta que as probabilidades de realização do 8º Repasse de Tourinhos da Granja Itambé ainda neste ano são grandes. "Diante deste resultado, tudo indica que as compras de novos animais serão feitas nos próximos meses para que possamos fazer outro evento em outubro". 


 

Feira de negócios

Novidade do Repasse Itambé, o projeto piloto da feira de negócios contou com a parceria das empresas Agener União, Belgo Bekaert Arames, Cauêmbrio, Cenatte, De Laval, Katec, Passatempo Embriões e Semex. "Nosso propósito com a feira de negócios foi proporcionar um dia mais agradável aos participantes, apresentar novas tecnologias disponíveis no mercado e possibilitar a oportunidade de fechamento de bons negócios", explica o vice-presidente Colifeu Andrade.


Segundo Thiago Bicalho, assistente técnico da Belgo Bekaert Arames, assim como a parceria comercial da Itambé com a empresa que representa, o evento foi muito proveitoso. "Encontramos aqui um público qualificado, direcionado e sempre que formos solicitados estaremos com a Itambé".

Para o próximo repasse, a intenção de Andrade é aumentar o número de parceiros com boas ofertas para o produtor. "Penso que toda ação que pudermos fazer para aproximar mais o cooperado do sistema e oferecer a ele boas oportunidades se traduz em ganho para todos os envolvidos. E é esta linha de trabalho que vamos seguir", enfatiza.

 

Confira as fotos do Repasse de Tourinhos Granja Itambé na Galeria de Eventos do Portal do Produtor.

 

 

 

 

 

 

 

 

2010 - Todos os Direitos Reservados © CCPR / ITAMBÉ - Cooperativa Central dos Produtos Rurais de Minas Gerais
by bhtec