Itambé

100% brasileira

Buscar no site:

 

TAMANHO DO TEXTO:
histórico

Bem-vindo a Linha do Tempo Itambé. Neste espaço você vai conhecer um pouco mais da nossa história e entender como foi importante evoluir. Conheça ano a ano, tudo o que aconteceu.

  • 1944

    Fundada em Belo Horizonte a Usina Central de Leite, ligada à Secretaria de Agricultura do Estado de Minas Gerais.

    1948

    Constituição da CCPL (Cooperativa Central de Produtores de Leite Ltda.) em 10 de novembro. Renúncia do Presidente Alcides Teixeira França. O novo presidente eleito é Roberto Eiras Furquim Werneck.

  • 1949

    Início do funcionamento da CCPL. O governo entrega aos produtores rurais a Usina Central de Leite em regime de arrendamento.

    1950

    Escolhida a marca comercial da Itambé.

  • 1951

    Construção da fábrica em Sete Lagoas. Autorizada a distribuição de leite nos cafés e bares, somente em vidros invioláveis.

    1953

    Instalação de uma pequena fábrica de ração balanceada em BH. O presidente da República apoia o pedido de isenção de imposto alfandegário para importação de maquinário para a fábrica de leite em pó a ser instalada em Sete Lagoas. Início da Construção da Usina de Sete Lagoas - MG.

  • 1954

    Início da produção do iogurte natural, em garrafas de vidro com 200g.

    1955

    Homero Machado Coelho renuncia à presidência da CCPL e é empossado Julio Coutinho de Mello Franco.

  • 1956

    Mudança do nome CCPL para CCPR - Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais Ltda. Foram pedidas medidas legais em relação ao formol que alguns associados estavam adicionando ao leite. O Governador Bias Fortes e o secretário de agricultura Álvaro Marcílio visitam às instalações da fábrica de leite em pó em Sete Lagoas no dia 10 de junho. Lançamento da Revista Realidade Rural.

    1957

    Início do funcionamento da fábrica de Sete Lagoas, com os produtos: leite em pó integral em lata (400g) e leite em pó desnatado em lata (300 g), queijo, manteiga e doce de leite. Foi iniciada a fabricação de queijo prato de minas na usina de Esmeraldas. Inicia-se em caráter experimental a fabricação de leite em pó em Sete Lagoas - MG.

  • 1959

    Compra da fábrica de ração, farelo de algodão (torta), sabão e óleo de algodão em Abaeté - MG. Realização de testes experimentais com o Leite em Pó Dietético MIMO.

    1961

    Telegrama enviado ao presidente Jânio Quadros sobre a equiparação do preço do leite de MG aos dos praticados em SP e RJ.

  • 1962

    Ampliação da capacidade de produção da unidade industrial de Sete Lagoas. Início da construção da Usina de Belo Horizonte. Adesão ao Projeto da Eletrificação Rural de Minas Gerais - ERMIG, com o objetivo de levar melhores condições de vida aos cooperados.

    1964

    O presidente João Rennó é escolhido pelo governo dos EUA para participar de uma viagem de estudo e observação naquele país.

  • 1966

    Aquisição da Usina da Vaquinha - leite tipo C - em Contagem - MG.

    1967

    Garantia do preço mínimo do leite feita pela CCPR. Ministério da Agricultura cria o "grupo do leite" que visa à reestruturação do programa de leite. Uma das propostas do estudo é a garantia do preço mínimo do leite pela CCPR. José Pereira Campos Filho é eleito presidente da CCPR. Criação da promissória rural o que permite a Central aumentar o seu capital de giro.

  • 1968

    O leite C começa a ser embalado em sacos com um litro. Transferência da fábrica de rações balanceadas para BH.

    1969

    Instaladas filiais de venda de produtos acabados em Brasília - DF, Rio de Janeiro - RJ e São Paulo - SP. Lançamento do leite em pó integral em inédita embalagem plástica com 250g.

  • 1970

    Lançamento do iogurte com sabor de frutas, em copos de 120 g.

    1971

    Convênio entre a CCPR e a Escola de Veterinária da UFMG para pesquisas de interesse técnico-científico. Aquisição da fábrica em Brasília-DF. Concluida a fábrica de manteiga da Usina de Belo Horizonte.

  • 1972

    A CCPR foi a primeira cooperativa a adaptar o seu estatuto à nova legislação cooperativista. A CCPR exporta 20 toneladas de manteiga para a Itália. Inaugurada a Usina de Belo Horizonte, para a produção de leite em pó, leite C, manteiga e iogurtes.

    1974

    Início das obras de construção da unidade industrial de Guanhães. Reforma do prédio da Rua Itambé, sede da administração da CCPR.

  • 1975

    Itambé encampa a Cooperativa Agropecuária do Brasil Central, em Brasília. Início da venda de leite C em Brasília-DF.

    1976

    Lançamento do Flan Itambé, em copos de plástico com 120g.

  • 1977

    Inauguração da unidade industrial de Guanhães-MG, para produção de leite em pó integral e desnatado e da fábrica manual de latas em Sete Lagoas - MG. Lançamento do iogurte com pedaços de frutas, o leite pasteurizado tipo B em saquinho e o creme de leite acidificado.

    1978

    Inauguração da fábrica manual de latas. Programa Desenvolvimento Cooperativista.

  • 1979

    Início da instalação de silos verticais, com capacidade de estocagem de 100 mil litros de leite cada um em Sete Lagoas-MG.

    1980

    Aquisição da fábrica de Conselheiro Lafaiete-MG, para produção de leite C e manteiga. Inicia-se a construção da fábrica de ração. Lançamento da nova programação visual.

  • 1981

    Ampliação da fábrica de Sete Lagoas. Construção da nova fábrica de rações balanceadas em Contagem-MG. Aprovada a compra do Posto de Recepção de Moeda. Foi tratada em reunião a conveniência de as cooperativas associadas também participarem do movimento em defesa do sistema cooperativista. A CCPR compra um terreno em Goiânia para a construção da fábrica de leite em pó com 96 mil m².

    1982

    Inauguração da primeira unidade industrial de Goiânia. Inauguração da fábrica de rações em Contagem. É fabricada a ração com 22% de proteína, e com 36% de energia.

  • 1983

    Aquisição da fábrica de requeijão cremoso e queijo Piracanjuba - GO e mais 10 postos de recepção de leite. A CCPR é a maior cooperativa receptora de leite do país. Aquisição de um computador ABC - BULL modelo DPS-T1. CCPR destaque na revista Exame - Melhor das Melhores pelo desempenho global nos últimos 10 anos no Setor Agropecuário.

    1984

    Início do Programa de melhoramento genético - Primeira granja de tourinhos em Guanhães. Duplicação da capacidade da fábrica de rações. A CCPR/Itambé adquire 5 microcomputadores SID modelo 3.800 de 8 bits.

  • 1985

    Duplicação da capacidade de produção de leite em pó em Goiânia.

    1986

    Modernização e ampliação da fábrica de latas. Lançamento de dois tipos de rações com 22% de proteína, com características energéticas diferente da ração tradicional.

  • 1987

    Substituição do computador por um IBM modelo 4381 - P-01. Compra de 2 microcomputadores SID 502 16 bits.

    1988

    Ampliação da capacidade de estocagem, pasteurização e envase de leite tipo C. Lançamento do iogurte com Geléia Frutambé.

  • 1989

    Compra de 8 microcomputadores PROCEDA mod. 4270 (AT 286). Lança o Iogurte Natural com Cenoura, Laranja e Mel, em copos de 200g.

    1990

    Ampliação da fábrica de iogurtes em Belo Horizonte. Substitui o computador IBM por um modelo 4381-T92E com capacidade de 64 megabytes de memória e 9 MIPS, estando ligado a ele 84 terminais locais e 12 remotos, 8 impressoras e 22 micros.

  • 1991

    Criação de um fundo para implantação de programas de aumento da qualidade e produtividade das cooperativas associadas. Ampliação da fábrica de doce de leite de Sete Lagoas, para o lançamento do doce de leite com sabores coco e chocolate, em latas com 800g. Entra em funcionamento a granja de tourinhos em Sete Lagoas.

     

     

     

    Implantação da fábrica de Sal Mineral e premix em Contagem. Contratação da empresa de consultoria Externa Mckinsey & Company, para efetuar o diagnóstico empresarial da CCPR. Lançamento do iogurte Itambaby. Lançamento do projeto da fábrica de Pará de Minas.

  • 1992

    Projeto Itambé de Incentivo à Produtividade e Qualidade do leite. Início da pasteurização e envase de leite C em Goiânia-GO. Foram encomendas duas máquinas para embalar leite longa vida. Lançamento do iogurte líquido Vitambé. Lançamento do leite em pó integral em embalagem em saco aluminizado de 120g, 200g e 400g.

    1993

    Projeto de aumento da produtividade do leite: Pastejo rotacionado; Construção de silos para alimentação do gado na seca; Ordenhadeira mecânica. Início da construção de uma nova unidade industrial em Pará de Minas. Montagem da fábrica de leite longa vida em Brasília e início de comercialização do leite longa vida integral, em caixas com 1 litro.

  • 1994

    Lançamento do leite vitaminado de 1 litro, do leite longa vida, do iogurte líquido Vitambé sabor mamão com laranja, do leite em pó integral instantâneo e da bebida láctea Goody Fruti. Início da produção do leite longa vida integral em BH. Nova logo Itambé. Lança no mercado de Brasília e Goiânia o leite vitaminado.

    1995

    CCPR destaque na revista Exame como a empresa eleita com o melhor desempenho no setor Alimentício em 1994. Parceria firmada com fornecedores de ordenhadeira mecânica para garantir que os produtores possam adquirir o equipamento financiado em até 12 meses. Lançamento do leite vitaminado 250 ml e 2 litros do leite em pó desnatado instantâneo, vitaminado em latas 300 g, do leite em pó integral em latas de 400 g.

  •  

     

     

    01 e 02 kg vitaminado, do leite em pó integral instantâneo vitaminado lata 400g. Lançamento dos produtos: iogurte com suco de frutas morango/pêssego FRUITO, em caixa com tampa abre-fácil de 1kg e Iogurte Batido - iogurte com açúcar e mel, em caixa com tampa abre-fácil de 1kg. Iogurte Batido - iogurte com açúcar e mel, em caixa com tampa abre-fácil de 1kg.

    1996

    Inauguração da fábrica de Pára de Minas. Implantação do programa de tratamento dos efluentes industriais em BH, Sete Lagoas e Pára de Minas. Aquisição de resfriadores de expansão (tanque de transportes) para Divinópolis e Pompéu. Lançamento do iogurte com suco de frutas framboesa (fruito), leite pasteurizado achocolatado 250 ml, creme de leite pasteurizado 500g e bebida láctea achocolatada esterilizada (Itambynho) em Pará de Minas.

  • 1997

    Início do programa de granelização do leite. Início da produção, em Pará de Minas, do queijo tipo Petit-Suisse (Itambezinho) em bandejas de 360g, do requeijão cremoso light em copo com 250g, da bebida láctea esterilizada shake chocolate em caixa com 180 ml, iogurte natural desnatado em copo de 200g, bebida láctea achocolatada 1 litro, itambynho light chocolate 200ml.

  • 1998

    É lançado o plano de financiamento de equipamentos, tanques e ordenhadeiras mecânicas aos produtores. Ampliação das fábricas de Sete Lagoas-MG e Pará de Minas. É implantado o projeto de roteirização da coleta de leite a granel e o gps é utilizado para cadastrar a localização geográfica das fazendas e postos de recepção. Transfere-se de BH para Pará de Minas a produção de iogurtes Fruito e iogurte com mel. Início das obras de ampliação da capacidade de industrialização de leite de Pará de Minas.

     

     

     

    Em 10 de novembro comemora 50 anos da constituição. Automatização da fábrica de latas. Lançamento do leite UHT Itambé crescimento, em embalagem de 250ml. Início da produção de leite desnatado longa vida com tampa abre-fácil, em embalagem de 1 litro.

  • 1999

    Implementação do Programa Itambé de Qualidade do Leite e do projeto de granelização na distribuição de ração. Implantação do sistema de troca eletrônica de dados EDI. Início da produção de leite condensado em caixa cartonada 395g, em Sete Lagoas. Lançamento do Itambynho Morango Light caixa 200ml, Iogurte Fruito Light, bebida láctea com suco de frutas (Energy Itambé); e da Bebida Láctea Achocolatada Light de 01 litro; o Iogurte Batido Light 1 kg, do Itambynho sabor morango 200ml. Lançamento do Creme de Leite, caixa cartonada 200g, Manteiga Light em pote 200g.

    2000

    Criação da ITAMBÉ S/A, convênio entre CCPR e Redeleite que visa capacitar o produtor rural no gerenciamento do seu negócio e na disseminação de novas tecnologias. Início da produção do creme de leite lata de 300g. Lançamento do requeijão cremoso sabores ervas finas, pizza e cheddar, em copos de 190g, o creme de leite UHt caixa 250g, e da linha de sucos Itambé em caixa de 1 litro.

  • 2001

    Lançamento do Iogurte com Polpa de Frutas e Cereais, em bandejas de 720g, o creme de leite light caixa 200g e o leite em pó integral pacote 01 kg.

    2002

    Lançamento de novas embalagens de garrafas plásticas para a linha de Iogurtes líquidos, Fruito, Batido e Vitambé. Lançada a bebida láctea vitaminada Itambé em caixa de 1 litro. Criação da Serlac, trading voltada para a exportação de lácteos com participação da CCPR.

  • 2003

    Lançamento do Programa Unileite - programa de fidelidade de produtor de leite Itambé. A CCPR foi eleita pelo Jornal EM como melhor empresa do setor agropecuário. Lançamento do Leite Premium em uma moderna garrafa de Plástico de 01 litro, primeiro leite pasteurizado integral do país, queijo Petit Suisse com cereais bandeja 360g, o iogurte Polpa de Fruta Light bandeira 720g e o leite evaporado para exportação. Alteração das embalagens do requeijão sabores Evas Finas, Pizza e Cheddar, para copos com 250g.

    2004

    Início das exportações do Leite Condensado - África, América do Sul e Oriente Médio. Lançamento da sobremesa láctea Itambezinho Chocolate 320g, do leite evaporado chef gourmet 320g e do leite UHT NoLac, produto destinado a pessoas que têm intolerância a lactose. Relançamento do creme UHT 200g. Lançamento do leite condensado 01kg, a bebida láctea Goody Fruti em bandeira de 600g. Modernização do equipamento de secagem torre e implantação da linha de leite tipo C em Pará de Minas.

  • 2005

    Inauguração da II Unidade de Goiânia para leite condensado. Doce de leite Estrada Real - tripack - chocolate, coco e tradicional. Instalação da Unidade Industrial de recepção, produção e comercialização em produtos lácteos em Uberlândia. Novas embalagens para os Iogurtes Líquidos Vitambé e Fruito, alterando a gramatura 180 para 600 g respectivamente, e também para linha de requeijão cremoso. Lançamento da linha Fit Ligth com opções em versão líquida e com pedaços de frutas. Lançamento do iogurte Fruito Mel.

    2006

    Inauguração da Unidade Industrial em Uberlândia - leite em pó. Inauguração da unidade industrial de rações em Nova Ponte-MG. Patrocínio/apoio ao mundial da natação, realizado no Minas Tênis Clube em BH. Lançamento do iogurte funcional Plenus, do leite em pó integral instantâneo pacote 400g. É lançado o novo design da lata de leite em pó, com uma inédita tampa abre-fácil na categoria.

  • 2007

    José Pereira Campos Filho completa 40 anos no cargo de presidente. Lançamento do creme de leite UHt 1kg, do leite condensado 5 kg, do doce de leite 5kg (todos os sabores), do leite fermentado Itambito, do queijo Petit Suisse Itambezinho 180g, do leite desnatado pacote de 200g e do leite integral instantâneo pacote 200g.

    2008

    Lançamento do creme de leite UHT Light 200g, achocolatado em pó sache 400g, iogurte natural com guaraná 200g, iogurte Frutambé Baunilha/Morango 130g, iogurte Frutambé Baunilha/Ameixa 130g, coalhada integral e ligth, leite pasteurizado zero e o relançamento do Itambynho Light. Relançamento de toda linha de leite com sabor, agora com a denominação Itambynho para todos os produtos.

  • 2009

    Chega ao mercado o leite condensado cartonado, 395g.

Galeria de Imagens

 

2010 - Todos os Direitos Reservados © CCPR / ITAMBÉ - Cooperativa Central dos Produtos Rurais de Minas Gerais
by bhtec