A Itambé

A Itambé Alimentos S/A é uma empresa mineira com mais de 67 anos no mercado. Diariamente, a marca transforma 3,5 milhões de litros de leite em um portfólio completo de derivados lácteos – são mais de 190 produtos entre leites, iogurtes, requeijões e doce de leite.

Considerada uma das maiores empresas de laticínios do país, conta com mais de 7 mil fornecedores e 3,3 mil funcionários diretos. A companhia possui cinco unidades industriais, sendo quatro em Minas Gerais (MG) – Pará de Minas, Sete Lagoas, Guanhães e Uberlândia – e uma em Goiânia (GO).

O relatório Brand Foot Print produzido pela empresa de pesquisa de mercado Kantar WorldPanel (em 2016), indica que a Itambé é a 10ª marca de consumo do varejo com maior penetração nos lares brasileiros, além de ser a marca de leite mais lembrada pelos consumidores brasileiros, segundo o Top Of Mind 2016.

  • Somos uma empresa

  • A gente faz

  • A gente acredita

Linha do tempo

São mais de 60 anos fazendo com amor o melhor do leite. Quer conhecer a nossa história?

1940

Década de 1940

Nasce a Usina Central de Leite. Representantes de seis cooperativas associadas e alguns produtores individuais formaram a Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Leite Ltda. A empresa foi entregue pelo governo aos produtores em regime de arrendamento.

1950

Década de 1950

O leite e o iogurte começam a ser entregues em garrafas de vidro. O nome CCPL é mudado para CCPR - Cooperativa Central dos Produtores Rurais. É inaugurada uma nova fábrica em Sete Lagoas para a produção de leite em pó, manteiga, queijos e doce de leite.

1960

Década de 1960

Começa a construção da Usina de Belo Horizonte e aquisição da Usina da Vaquinha, de leite tipo C, em Contagem. O crescimento da empresa é tão grande que filiais de venda de produtos acabados são abertas no DF, RJ e SP. É lançado o leite em pó integral, em embalagem plástica de 250g.

1968

Década de 1960

Em 1968, o então presidente Dr. José Pereira Campos Filho recebeu de presente do Dr. Ídio F. Leal, consultor e assessor de equipamentos de laticínios na época, uma vaquinha de feltro, que passou a inspirar as ações institucionais, de mídia, embalagens, de merchandising nos pontos de vendas e em qualquer momento de contato com os consumidores.

1970

Década de 1970

É lançado o iogurte com sabor de frutas e uma nova marca CCPR. A fábrica de manteiga na Usina de Belo Horizonte é concluída e uma fábrica em Brasília é adquirida. Com o grande volume de vendas, a manteiga é enviada também para a Itália.

1970

Década de 1970

Já com 25 anos, a CCPR/Itambé inaugura mais uma fábrica em Belo Horizonte. Guanhães também ganha uma fábrica. É lançado o Flan Itambé, o iogurte com pedaços de frutas, o leite pasteurizado tipo B em saquinho e o creme de leite acidificado.

1980

Década de 1980

É adquirida uma unidade em Conselheiro Lafaiete (MG) para a produção de leite pasteurizado e manteiga. Em Goiânia, entra em operação uma nova fábrica voltada para a produção de leite em pó e manteiga. A produção de queijo e requeijão passa a ser feita pela fábrica de Piracanjuba, no interior de Goiás.

1980

Década de 1980

Algumas campanhas publicitárias marcaram a Itambé ao longo de sua história. A participação em eventos esportivos é um marco: como a Vaquinha da Copa do Mundo de Futebol nos anos de 1982, 1986 e 1990, na Copa América de Futebol de 1987, nos Jogos Olímpicos de 1988 e a participação no "Brazil Swimming Cup", realizado nas areias de Copacabana, em 1994.

1980

Década de 1980

As fábricas de latas são modernizadas e ampliadas. O iogurte Frutambé com geleia e o iogurte natural com cenoura, laranja e mel são lançados. A fábrica de iogurte de Belo Horizonte é ampliada.

1990

Década de 1990

Em Sete Lagoas também ocorreu uma ampliação. É lançado no mercado o doce de leite com sabores, o Itambaby, Vitambé e o leite em pó integral em saco aluminizado. É inaugurada a fábrica de Pará de Minas.

2000

Década de 2000

As ampliações das fábricas de Sete Lagoas e Pará de Minas foram concluídas para produção de creme de leite lata e UHT. Foi acertada ainda a participação da CCPR/Itambé na SERLAC, empresa de trading para negócios de exportações. É feito o lançamento do Petit Cereais, linha de iogurtes Fit Zero e linha de leite UHT Premium. Lançamento da linha Fit Light.

2000

Década de 2000

Vale ressaltar também a participação em eventos culturais. Em 2006, Belo Horizonte foi invadida por simpáticas vaquinhas que aguçam a curiosidade de adultos e crianças que habitam a cidade. É a Cow Parade, fenômeno artístico-cultural ocorrido em todo o mundo que chega a Minas Gerais graças ao patrocínio cultural da Itambé.

2000

Década de 2000

A Itambé assume o parque aquático do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, que passa a se chamar Parque Aquático Itambé.

2012

Década de 2000

A CCPR cria a Itambé Alimentos S/A com todos seus ativos industriais lácteos.

2013

Década de 2000

A empresa Vigor, que atua também no mercado lácteo nacional há mais de 90 anos, compra 50% das ações da Itambé Alimentos S.A., tornando-se parceira da CCPR. Trata-se de duas empresas bem complementares em termos de mix de produtos e área de atuação, permanecendo, entretanto com atuação e gestão totalmente independente entre si. O objetivo da parceria é fortalecer a estrutura de capital da companhia para cumprir um ambicioso plano de negócios de crescimento para os próximos anos.

2015

Década de 2000

Mesmo depois de 44 anos, a Vaquinha Itambé é a alma da empresa. Quer saber o que ela tem para contar? Conheça o Blog da Vaquinha.

2016

Nova Marca

Marca nova! Uma identidade que alia a confiança, inovação e a qualidade inconfundível dos produtos Itambé. Tudo dentro do conceito “Leite é tudo”, é claro. ''

2016

Itamblog

Em 2016, sentimos a necessidade de trazer você ainda mais perto da Itambé. Foi aí que lançamos o nosso próprio blog, o Itamblog. Conteúdo de primeira sobre gastronomia, saúde e qualidade de vida.

Conheça nossas marcas